Pesquisar este blog

domingo, 9 de outubro de 2011

Membros Auxiliares -

Membros Auxiliares 
extraído de: http://www.senatus.org.br/

1ª Como deve ser feita a visita a um membro auxiliar?
Não existe uma fórmula, um método para as visitas aos auxiliares. Devemos ir sempre como amigos, como companheiros de um mesmo movimento fazendo o possível de nos tornarmos simpáticos. Para isso é bom que:
1) Avisemos antecipadamente da visita,
2) Interessemos-nos por sua saúde, seu trabalho, sua família, e falemos de assuntos de seu interesse.
3) Devemos também ressaltar que ele pertence ao mesmo movimento do que nós, fazendo-o conhecer melhor o que é a Legião de Maria, quais os trabalhos que estamos realizando e como é importante sua oração.
4) Devemos nos preocupar muito com a vida religiosa do membro auxiliar, incentivando-o a outras práticas religiosas, a crescerem na sua vida espiritual estando cada vez mais perto de Deus e da Virgem Maria.
2ª Podemos convidar um membro auxiliar para visitar nosso Praesidium?
Podemos. Um membro auxiliar pode esporadicamente participar da reunião do Praesidium do qual ele é auxiliar.
2ª Os membros auxiliares podem tomar parte em algum trabalho da legião?
Não. O trabalho legionário deve ser feito sempre por 2 legionários ativos.
3ª Muitas vezes, convidamos pessoas que já rezam as 5 dezenas do rosário (terço) diariamente. Para serem auxiliares elas precisam acrescentar outras 5 (outro terço)?
Não. Se a pessoa que recrutamos já reza o terço diariamente, para ser auxiliar é só acrescentar as orações da Tessera.
4ª Uma pessoa analfabeta pode ser membro ativo da Legião
Só quando ela decorar as orações da Tessera.
5ª Com quem fica a lista dos membros auxiliares? Com o vice-presidente. Ele deve ter 2 listas, uma para os que já ultrapassaram os 3 meses e já receberam seu certificado e outra para os que ainda estão em fase de experiência. No próprio caderno de membros auxiliares o vice-presidente pode escrever, nas primeiras páginas, os que já receberam seu certificado, e os demais numa folha a parte, talvez nas últimas páginas. Quando o auxiliar completar seu tempo de experiência e receber seu certificado, o nome passa para a primeira parte do caderno.
A responsabilidade dos membros auxiliares é do vice-presidente. Ele é quem deve lembrar ao Presidente das visitas a serem feitas aos auxiliares.
6ª O que é o Certificado de Membro Auxiliar e onde se adquire? No Batismo, nas Primeiras Eucaristias, na Crisma, sempre se dá um certificado, uma lembrança da recepção destes sacramentos. O Certificado de Membro Auxiliar é também uma lembrança, um “diplominha” que comprova que aquela pessoa foi inscrita como membro Auxiliar da Legião de Maria. Tem como fundo a cor azul clara, com o Vexillum, tendo escrito em dourado o nome da Legião de Maria, do Senatus de São Paulo, da própria pessoa, do Praesidium a que ela passa a pertencer, da paróquia, da Diocese, da cidade e a data . É assinado pelo presidente e pela vice do Praesidium. Quem recebe fica muito emocionado, pois é uma prova visível da sua importância como membro de uma Associação. Muitos o colocam em quadro.
Este certificado foi elaborado pelo Senatus de São Paulo e já existe há uns 4 anos. Custa R$ 0,20 (cinquenta centavos cada um). Pelo que constatamos, é muito pouco conhecido e muito pouco divulgado. É uma pena! Estamos perdendo a oportunidade de valorizarmos nossos membros auxiliares!

Nenhum comentário:

Postar um comentário