Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Como preparar uma eleição de um conselho da Legião de Maria.

Como preparar uma eleição de um CONSELHO na
Legião de Maria.



EXTRAIDO DO SITE DO SENATUS DE SÃO PAULO

http://www.senatus.org.br/
Como preparar uma eleição?
A eleição do conselho é preparada:

a) Durante o período em que os oficiais exercem seus cargos. Se a diretoria for unida, alegre, e passar uma impressão de amizade, de companheirismo, de satisfação em trabalhar juntos, quem for indicado ou convidado não se oporá em participar das eleições. Mas, se a diretoria for desunida, mostrar que seu cargo é um peso muito grande, será muito difícil conseguir quem queira participar da eleição. Aí, todos os convidados darão uma desculpa para não concorrerem.

b) Observando, nas visitas aos praesidia e dias de formação, os legionários que poderão assumir cargos e já dando ou pedindo a eles alguma ajudanas tarefas de oficiais como: ajudar a preparar algum evento, (Acies, tarde de formação, etc.), ajudar na venda do material, ver o material que falta, redigir algum assunto que tenha que ser falado, fazer algum folheto para algum evento, ajudar nas visitas aos praesidia, fazer a acolhida ou a animação nas atividades da Legião, etc.

Atenção: se uma diretoria sempre faz tudo sozinha, ela não prepara oficiais para a próxima gestão.

c) Para uma preparação mais próxima devemos contatar os legionários que achamos que podem ocupar aqueles cargos para o qual haverá eleição e perguntar-lhes se aceitam concorrer a eleição para um determinado cargo.
Cada legionário tem capacidade para um determinado cargo. Não adianta convidar alguém que tenha dificuldade em escrever, para concorrer a secretário, ou alguém que não tenha liderança para concorrer a presidente.
Atenção principalmente para o cargo de presidente. É temeroso (não proibido) convidarmos um legionário que nunca exerceu nenhum cargo em conselho algum, que nunca participou de nenhuma preparação nas atividades do conselho, para concorrer ao cargo de Presidente. O ideal seria que a eleição para Presidente coincidisse com a de outro cargo da diretoria, principalmente o de vice. Geralmente, (não obrigatoriamente) quem está mais preparado para ser presidente é algum outro oficial do Conselho, que já está por dentro de como funciona aquele Conselho, dos seus problemas, dificuldades e sabe também qual seu ponto forte, e não vai falar, como já ouvi muitas vezes: “caí de paraquedas”.

Importante:Nunca devemos ir para uma eleição sem ter, no mínimo, um candidato certo para cada cargo para o qual haverá eleição. É desagradável haver eleição e ninguém aceitar concorrer, como já aconteceu algumas vezes, e termos de adiá-la.

d) É preciso avisar a Assembleia(reunião do Conselho) com, no mínimo, um mês de antecedência, que haverá eleições em tal mês e que todos os legionários (oficiais de praesidia e Curiae) deverão fazer o possível para comparecer.

e) É preciso avisar a Diretoria do Conselho Superior, com no mínimo 2 meses de antecedência, que tal cargo está vago e que haverá eleição na reunião de tal mês.
Quem podemos convidar para concorrer a um cargo numa eleição? quem pode ser candidato a oficial de um Conselho?
Qualquer legionário, seja ou não oficial.
Atenção: É importante que cada candidato, cada legionário convidado a concorrer, tenha perfeito conhecimento dos deveres do cargo a que ele vai concorrer.
A diretoria do Conselho ou os legionários podem recomendar um candidato aos votantes?
Particularmente, com muita reserva, podem.

Antes da reunião do Conselho em que haverá eleições, os legionários, conhecendo as condições favoráveis de um determinado candidato, podem comentar entre si e recomendá-lo aos votantes. Os oficiais do Conselho podem, na hora da eleição, indicar um candidato para o cargo disponível o que pressupõe que eles o recomendam Isso não impede que a assembleia indique outros candidatos que podem ou não aceitar concorrer.
Quem pode votar?
Só podem votar, seja por voto secreto ou por aclamação, os oficiais que pertencem aquele conselho, ou seja:
Nas Curiae: podem votar os oficias dos Praesidia e das Curiae filiados a ela.
Nos Comitia: podem votar os oficias dos Praesida, e das Curiae ligados a ele.
Nas Regiae: podem votar os oficiais dos Praesidia, das Curiae e dos Comitia filiados a ela diretamente.

Visitantes, Correspondentes, legionários não oficiais ou não pertencentes diretamente àquele Conselho, não podem votar
É preciso esperar o cargo vencer para marcar a eleição?
Não. Quando um ou mais cargos estiverem para vencer, o Conselho Superior e o Diretor Espiritual devem ser avisados para marcar, com antecedência, o mês da realização da eleição, a fim de que possam mandar seu representante.
É importante que os oficiais do Conselho conversem com o Diretor Espiritual, informando-lhe da eleição, de como se realizará, quem são os indicados da Diretoria, pedindo-lhe, se possível, sua presença e sua opinião sobre os candidatos.
Se precisar, pode-se adiantar ou atrasar um mês para que o Diretor Espiritual esteja presente.
Onde se realizará a eleição?
A eleição realizar-se-á numa das reuniões mensais do Conselho, manual, capítulo 28, item “Nomeação de Oficiais”
Quem deve conduzir a eleição?
Um dos representantes do Conselho Superior ou o Diretor Espiritual do Conselho.
O que o Conselho deve preparar para a realização das eleições?
a) Avisar os possíveis candidatos para não faltarem á reunião.
b) Preparar um livro ou uma folha para que os oficiais que tenham direito a voto assinem, na hora da chegada.
c) Preparar as cédulas (papelzinhos) e canetas para a eleição secreta.
Como se realiza uma eleição?
a) Ao chegar, todos os oficiais devem assinar o livro de presença. Para isso é bom ter um legionário que fique responsável para orientar os que chegam, a fim de que não aconteça haver assinaturas de quem não pode votar.
b) A reunião transcorre normalmente até a “nomeação de oficiais”. Nessa hora, quem vai dirigir a eleição se apresenta, faz uma acolhida especial a todos, ressaltando a importância do momento, pedindo a disponibilidade dos oficiais, e invocando as luzes do Espírito Santo para aquela eleição.
c) Quando houver eleição para mais de um cargo, a eleição de cada oficial deverá ser feita separadamente começando pelo presidente, terminando pelo tesoureiro
d) O dirigente da eleição inicia verificando o número de assinaturas, conferindo-as com o número dos oficiais presentes, e verificando se há o comparecimento de mais de cinqüenta por cento da presença dos oficiais pertencentes àquele Conselho.
Exemplo: se um Comitium tiver 10 Praesidia e duas Curiae ele tem 48 oficiais.
Para se realizar a eleição deverá ter, no mínimo, 25 oficiais presentes, isto é, a metade mais um.
e) Em seguida, quem dirige a eleição, consulta a assembléia com as seguintes perguntas
1º) Alguém se candidata ao cargo de presidente ?
2º) Alguém indica alguém para o cargo de presidente?
(O mesmo processo de dará para os demais cargos) Todo indicado deve ser perguntado em seguida, se aceita. (Nesse momento, alguém da diretoria pode indicar o candidato que foi previamente escolhido por ela, e que já se sabe que vai aceitar.)
3º) Todo legionário, logo após ser indicado e ter aceito, ou após ter se oferecido para concorrer, tem que ser apoiado por dois legionários. Portanto, o dirigente deve perguntar em seguida: quem apóia a candidatura de tal legionário? Os nomes de quem apoiam cada candidato devem constar em ata.
f) Se houver mais de um candidato, distribui-se as cédulas e se fará a eleição por voto secreto.
O candidato deverá ter maioria absoluta, isto é, 50% dos votos mais um. Se no primeiro escrutíneo, o candidato mais votado não obtiver este resultado, deverá ser feita nova votação.
Para maior detalhe desse procedimento leia-se o segundo parágrafo do item 13 do capítulo 28 do Manual, página 152, em que está muito bem explicado, e com detalhes.
g) Se houver só um candidato que aceite o cargo, depois de apoiado, será eleito por aclamação



EXTRAIDO DO SITE DO SENATUS DE SÃO PAULO

http://www.senatus.org.br/

Modelo de Relatório da Curia Maria Assunta


Modelo de Relatório da Curia Maria Assunta

LEGIÃO DE MARIA
SENATUS DE BELO HORIZONTE
RELATÓRIO Nº______

DADOS DO PRAESIDUM
Praesidium:_____________________________Periodo:__________________________
Cidade:________________________________Data de fundação:__________________
Bairro:_________________________________Local de Reunião:__________________
Paróquia:_______________________________Dia:_____________________________
Horário:________________________________

MEMBROS
*Membros ativos:_____com promessa
                             _____em  prova
                             _____pretorianos

*Membro Auxiliares:_____em registro definitivo
                                _____em registro provisório
                                _____adjuntores

RECRUTAMENTO
O recrutamento é feito nas.....

FREQUENCIA
Freqüência em _____ reuniões realizadas:

Presidente:____________presenças
Vice-presidente:________presenças
Secretário (a):__________presenças
Tesoureiro (a):__________presenças
Demais membros:_______presenças (média)

OBSERVAÇÕES: Se algum membro oficial faltou várias vezes, colocar entre parênteses o motivo.

TRABALHOS REALIZADOS

PASTORAL DA FAMÍLIA: Visitas domiciliares, visitas a recém-nascido, terços nas casas de pessoas com nome de santo,  novena de Natal e campanha da Fraternidade.

PASTORAL MARIANA: Terços com a imagem de Nossa Senhora visitadora dos lares, novenas de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, ensaios de coroação. Dirigir rosários nos lares e nas Igrejas.

PASTORAL CATEQUÉTICA: Ser catequista, ser catequizando, convidar as crianças e levá-las ao catecismo. Encontros de catequese, reunião com os pais dos catequizando, etc.

PASTORAL DA SAÚDE: Visitar doentes nos lares, nos hospitais, ajudar na higiene, acompanhar nas consultas, levar comunhão para os enfermos nos lares.

PASTORAL DO IDOSO: Visitas aos idosos nos lares, visitas à Cidade Ozanã, terços nas casas dos avós.

PASTORAL ENVOLVIMENTO PAROQUIAL: Ser coroinha, ser acólito, participar do coral da igreja, ajudar na equipe litúrgica da missa.

PASTORAL LITÚRGICA: Organizar e liderar equipes na igreja. O legionário deve ser o responsável.

PASTORAL DA CRIANÇA: Visitar creches organizando pequenas brincadeiras, histórias, etc. Cuidar das crianças em casa para as mães irem à missa ou outros encontros religiosos, ajudar crianças menores nos deveres de casa.

PASTORAL MOVIMENTO E ESPIRITUALIDADE: Fazer horas de guarda, adoração ao Santíssimo Sacramento, recrutar membros ativos e auxiliares para a Legião De Maria e outros movimentos religiosos, terços de aniversário dos membros, terços da Divina Misericórdia, etc. Novenas em honra aos Santos, Via-sacra na Igreja.

PASTORAL VOCACIONAL: Participar ativamente dos encontros vocacionais, rezar terços pelas vocações.

PASTORAL DA ESPERANÇA: Fazer visitas de pêsames, rezar terços nos velórios e no cemitério intercedendo pela salvação das almas.

PASTORAL DA MULTIDÃO: Caminhadas de oração, terços nas grutas, nas praças, via-sacra nas ruas, trabalhos de evangelização realizados em áreas públicas.

PASTORAL DA BOA IMPRENSA: Divulgar a boa imprensa em consultórios médicos, salões de beleza, etc. Organizar a biblioteca ambulante com livros religiosos e instrutivos. Conquistar assinantes para publicações católicas. Fazer cartazes com mensagens religiosas.

PASTORAL DA JUVENTUDE: Divulgar praesidia juvenis, organizar recreações e reflexões com os jovens.

PASTORAL DA EVANGELIZAÇÃO: Organizar jornadas apostólicas, dirigir círculos bíblicos.

PASTORAL DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO: Evangelizar através do rádio, imprensa, cinema, TV, jornais, etc.

PASTORAL DO BATISMO: Organizar cursos, visitar os casais que vão batizar os filhos.

PASTORAL DE GRUPOS ESPECIAIS: Trabalhos realizados com viciados, mulheres de rua, etc.

OBSERVAÇÕES: Os trabalhos pastorais devem ser feitos sempre de dupla.
*Pode existir no praesidium vários outros trabalhos diferentes e extraordinários.
*Informações sobre os trabalhos –Manual Capítulo 39, itens 5,6,7,8,9,10 e seguintes.

FAZER UMA MÉDIA DOS CONTATOS POR TRABALHOS. (ex: Pastoral da Família: fizemos 4 visitas a família e tivemos 12 contatos.)


OUTROS TRABALHOS

Visitas ao Santíssimo Sacramento, a família, a doentes, a grupos de oração, grupo de jovens, recém-nascido, velórios, e outros movimentos da Igreja. Também sacrifícios, conselhos, combate à língua, combate a preguiça, boas ações, participação no catecismo, distribuição de livros e revistas católicas, etc.

OBSERVAÇÃO: Estes trabalhos feitos sozinhos e oferecidos no silêncio do coração para Nossa Senhora, tem um grande valor para a santificação pessoal dos membros.

PLANOS PARA OS PROXIMOS SEIS MESES
Pretendemos ...

DIFICULDADES
Tivemos dificuldades...

SOLENIDADES LEGIONÁRIAS
Acies, Reunião geral anual, passeio anual, Congresso, Sarau. (Citar o nº de membros que participaram). (Manual Capitulo 30)

ATIVIDADES LEGIONÁRIAS
Atividades diferentes promovidas pela Legião de Maria. Ex: Retiro, Gincana, Etc. (Citar o nº de membros que participaram).

ESTUDO DO MANUAL
O estudo do manual é feito regularmente nas reuniões, com a participação...

RELATÓRIO DA TESOURARIA
Coleta do período, Despesas,Contribuição com a Cúria, Saldo em caixa.

ASSINATURA E DADOS DOS OFICIAIS
Dados com o nome, endereço, data de nascimento e data da posse dos oficiais.
s oficiais.

Folha de Rascunho de Ata

Folha de Rascunho de Ata para imprimir, dobrar e usar nas reuniões


CLICAR NA FOLHA, ESPERE ELA ABRIR  EM OUTRA PAGINA, SALVE E IMPRIMA!

Pronúncia e Grafia correta dos termos usados na Legião de Maria


Pronúncia e Grafia correta dos termos usados na Legião de Maria
De onde vêm os termos usados na Legião?

Os termos usados na Legião vêm do Latim, e são todos tirados da Legião Romana. Cada um tem um significado próprio, muito importante. O latim é uma  língua antiga, que deu origem a várias outras línguas como o Português, o Italiano, o Frances e o Espanhol.
Qual é a vantagem de usarmos estes termos? Não seria melhor que cada país dominasse seus grupos com palavras de sua própria língua?
A vantagem é muito grande. Estes temros são usados pela Legião de Maria no mundo inteiro. Isso ajuda na copmunicação e dá a Legião uma grande uniformidade. Imagine se cada lugar tivesse uma denominação para os seus grupos! Ninguém saberia certamente se estaria recebendo relatório ou notícia de um Praesidium ou Conselho!

Qual a pronúncia correta dos termos usados pela Legião de Maria?
No singular (quando é um só):
Escreve-se: Praesidium Pronuncia-se: Presidium
Escreve-se: Curia  Pronuncia-se: Cúria
Escreve-se:  Comitium Pronuncia-se: Comicium
Escreve-se: Regia Pronuncia-se: Régia
Escreve-se:  Senatus Pronuncia-se: Senatus
Escreve-se: Acies Pronuncia-se: Ácies
Escreve-se: Concilium Legionis Pronunica-se: Concilium Legionis

No Plural (quando são dois ou mais):
Escreve-se:  Praesidia Pronuncia-se: Presidia (um Praesidium, dois Praesidia)
Escreve-se: Curiae Pronuncia-se: Curia ( uma Cúria, duas Curiae)
Escreve-se:  Comitia Pronuncia-se: Comecia (um Comitium, dois Comitia)
Escreve-se: Regiae Pronuncia-se: Regie ( Uma Regia, duas Regiae)
Escreve-se:  Senatus Pronuncia-se: Senatus ( um Senatus, dois Senatus)
Escreve-se:  Ácies Pronuncia-se: Ácies (uma Ácies, duas Ácies).
Obs: "É importante que todos nós, legionários, não somente os Oficias ou os (as) secretários (as) saibamos pronunciar e escrever corretamente os termos da Legião de Maria, pois facilita a Comunicação, além do que, seria vergonhoso para nós, não sabermos falar certas estas palavras, é como se não conhecêssemos a Associação de que fazemosparte. Por isso é um "dever" dos Oficias repassarem ao demais as informações contidas neste encarte".

Fontes retiradas do Jornal do Senatus de São Paulo, edição n° 111

Cúria Maria Assunta

Os sinais que representam a reunião da Legião de Maria e seus significados

Os sinais que representam a reunião da Legião de Maria e seus significados
A Mesa ou altar – ocupa o lugar central de cada reunião, onde como família nos reunimos ao seu redor.


A toalha – é algo próprio da mesa, tem um aspecto de alegria


A cor branca – representa a paz, harmonia, pureza e simplicidade de cada oração.

A cor vermelha – é a cor que representa a Legião de Maria.


As flores – expressam algo de mais bonito que a criação nos proporcionou, inspiram ternura, bondade, amor, carinho e afeto que temos em nossos corações.


As velas – ela é sinal de Cristo vivo, em primeiro lugar, para a Legião de Maria lembra como  deve ser a vida dos seus membros um contínuo doar-se aos outros gratuitamente.


A imagem de Nossa Senhora – nos faz lembrar que Maria Santíssima mesmo no céu está no meio de nós, nos dando força e coragem para desempenhar-mos trabalhos, com toda dedicação e amor.


O terço – é a arma do legionário. Constitui um método fácil de orar e é acessível a todos. Se quiseres que a paz reine em vossa pátria e no mundo inteiro rezai o terço todos os dias em família.


O Manual – é o mestre para o legionário. Muitas vezes nos questionamos sobre qual é nossa verdadeira missão como legionário e vamos buscar estas respostas no manual.


A tesséra – é a folhinha que contem as orações da \legião. São estas orações que nos une a Maria. Todos os legionários trazem consigo como símbolo de unidade e fraternidade, onde quer que se encontre.